A verve literária dos trinta anos

Eu sempre escrevi. Sempre. E sempre escrevi num caderninho estofado ou numa agenda, o qual era sempre descartado após eu terminar de preenchê-lo. E isto causava-me grande pesar: um caderno com tudo, todos os meus registros, minhas histórias, meus pensamentos desde a raiz até coisas eu eu realmente fiz, desde o gérmen, tudo registrado ali — e eu sempre jogava fora.

O número trinta não foi escolhido por acaso. Ano passado cansei disso, e criei o meu primeiro blog. Tive sucessos e insucessos com ele, acabei apagando-o também, assim como os meus cadernos. Eu recém completara trinta anos, daí a verve ser dos trinta. Ou é uma verve que vai durar trinta anos? Não sei.

O blog antigo, cujo título era “Calma, você vai morrer” atingiu dezessete seguidores. Os guias da internet recomendam revisão periódica ao blog, e tornou-se muito difícil revisar aquele blog, porque eu postei sem critério, sem método, até mesmo as datas não estavam certas. Eu simplesmente peguei o meu caderno e transcrevi página por página o que julguei mais importante. Tendo em vista um método tão rudimentar é até espantoso que tenha alcançado a marca de dezessete. O pior de tudo é que eu agendava os posts de forma que houvesse uma postagem por semana, cometi uma série de erros que não pretendo seguir novamente. A saber:

  • não postar regularmente
  • programar os posts indefinidamente
  • não respeitar as datas dos posts
  • transcrever conteúdo não criado para o blog originalmente

Enfim, era tanta coisa para revisar que resolvi começar do zero, a partir da data de hoje, 13 de fevereiro de 2017, e vou esquecer o passado. Eu tenho anotações desde 2015, mas prefiro mantê-las assim a postá-las no blog e transformá-las em posts, porque escrevi o conteúdo das anotações sem intenção de publicá-las, e transcrevê-las para o blog acabaria tornando-se um trabalho tedioso, infrutífero e irrelevante.


Vocabulário

verve: calor de imaginação que anima o artista, o orador, o conversador, etc.

Leave a Reply

